Reômetro

O reômetro Online OP5 foi projetado com um método inovador para medida de viscosidade em linha para as plantas de polímero, no que diz respeito aos padrões ISO1133 e ASTM D1238.

A função do OP5 é fazer medidas certificadas de índice de fluidez (MI) e/ou polidispersividade de pequenas amostras sólidas de polímero. Com o OP5 é possível controlar o processo de polimerização, garantindo que o produto final seja feito de acordo com a formulação correta, atendendo às especificações.

Outra função do OP5 é o controle de qualidade do produto final nos silos de ensaque e controle de lotes em laboratório.

A análise de fluidez do melt é feita após a amostra sólida ser fundida e condicionada à temperatura apropriada de teste. O rápido processo de fusão do OP5 minimiza qualquer mudança na estrutura do polímero, evitando dano por cisalhamento, contaminação cruzada, degradação térmica ou outros processos de degradação. A preparação da amostra remove os últimos traços de ar ou gás aprisionado, tornando-a bastante representativa do processo.

Quando utilizado em conjunto com um analisador de gases, por exemplo, um espectrômetro de massa, o OP5 pode ser utilizado em técnicas de Controle Avançado de Processo. Durante a reação, o controle primário do peso molecular é obtido pela interrupção do crescimento da cadeia com a utilização de um agente terminador, conhecido como CTA (Chain Transfer Agent). A partir de amostras de pó e gases do reator, a leitura do índice de fluidez e do agente terminador de cadeia (CTA) permitem o ajuste fino das propriedades do polímero na sua fonte.

Aplicações

• Análise do índice de fluidez no reator

• Análise do índice de fluidez após a secagem / produto final.